Cães e humanos são muito diferentes, mas têm isto em comum: a adolescência – ou a fase da adolescência – costuma ser um período difícil. Assim como os adolescentes humanos, os cães adolescentes exploram seu mundo e testam suas próprias habilidades de maneiras que você nem sempre gostará. Da mesma forma, eles testarão seus – e os seus – limites com bastante regularidade durante a adolescência. Pode até parecer que os bons hábitos e o treinamento meticuloso durante a infância foram jogados pela janela.
Assim como os adolescentes, os cães adolescentes navegam pelo ambiente à medida que seus corpos mudam e seus córtex pré-frontais continuam a se desenvolver. Então, prepare-se para que seu filhote comece a agir de acordo com pensamentos e impulsos como: “O que há do outro lado da cerca?” “Posso mandar nesses cachorros grandes?” “Posso pegar aquele gambá ou fugir daquele esquilo?” “O que acontece se eu perseguir o gato da vizinhança pelo quarteirão?” “Quem é aquele Goldendoodle lindo ou aquele Havanese gostoso?” Essencialmente, você deve se adaptar a esta idade em que seu cão será o mais travesso.
Qual é a idade da adolescência para cães?
Com que idade um cachorro deixa de ser cachorrinho? Quando um cachorro é – por falta de palavra melhor – adolescente? Talvez o mais importante seja: quanto tempo dura a adolescência rebelde?
Assim como os humanos, os cães podem atingir a puberdade em idades ligeiramente diferentes. Então, sim, alguns filhotes começam tarde. Porém, em média, a maioria dos cães começa a chegar à adolescência por volta dos seis meses de idade. Dito isto, alguns demoram até um ano. Felizmente, os cães normalmente passam da fase da adolescência por volta dos 18 meses aos dois anos de idade.
Infelizmente, aquela que acaba por ser a idade mais difícil para os cães pode, por sua vez, ser também a mais cansativa para os seus donos. Em outras palavras, todas essas aventuras adolescentes podem afetar os pais dos animais de estimação. Na verdade, a maioria dos cães abandonados em abrigos tem entre oito e 18 meses de idade – o que os coloca no auge da adolescência.
A boa notícia é que a adolescência passa muito mais rapidamente nos caninos do que nas pessoas. E se você seguir as orientações que o ajudaram durante a infância, bem como algumas novas orientações exclusivas para adolescentes impulsivos, você poderá continuar aproveitando seu cachorro e estabelecer as bases para uma vida feliz juntos.
O que define a fase adolescente de um cachorro?
Os cães adolescentes não são muito diferentes dos humanos adolescentes, pelo menos em atitude. Eles são hiperativos, desatentos, exasperantes e movidos por hormônios – especialmente se não foram esterilizados ou castrados – mas de alguma forma adoráveis, apesar de tudo. E embora você sempre ame seu animal de estimação, você pode – às vezes – ficar incrivelmente frustrado com ele.
Durante a adolescência, seu cão vai mudar e é melhor que você esteja preparado para o que está por vir.
Seu cachorro adolescente pode ficar desinteressado por você
Não se preocupe se o seu cão estiver mais interessado no mundo grande e selvagem do que em você. Um cachorro que antes se aproximava alegremente de você quando era chamado pode aparentemente ficar surdo ao comando “venha”. Eles ainda amam você. E, em pouco tempo, você voltará a ser a menina dos olhos deles.
Eles terão muita energia
Estamos falando de níveis de hiperatividade equivalentes aos Zoomies 24 horas por dia. Como tal, seu filhote precisará de muito exercício para queimar toda essa energia. Sem idas ao parque ou longas caminhadas, esteja preparado para o surgimento de comportamentos potencialmente destrutivos.
Cães adolescentes tornam-se sexualmente maduros
Os cães machos podem tornar-se perturbadoramente aventureiros. Eles podem se arriscar pulando cercas ou correndo no trânsito em busca de uma cadela no cio. Infelizmente, eles podem marcar ou urinar na casa para reivindicar seu território. As fêmeas também marcarão, mas na tentativa de anunciar sua disponibilidade aos machos. Ambos podem se tornar agressivos com outros cães do mesmo sexo. Castrar ou castrar seu cão evitará esses maus comportamentos.
Esteja preparado para que seu cão esqueça os comandos
Durante esta fase da adolescência, você notará que seu cão tem um período de atenção muito curto. Não se surpreenda se o seu cão o ignorar completamente ou parecer ter esquecido totalmente um comando que sabia de trás para frente na semana passada. Você terá que se repetir muito. Suas mentes estão em outro lugar.
Adolescentes se assustam facilmente
Isso pode parecer a mais estranha das mudanças, mas fique atento para que seu cão fique tímido ou assustado com objetos do cotidiano. Não force seu cão a enfrentar algo que o assusta, mas também não mime – e assim recompense – seus medos. Seus corpos estão mudando e eles reagirão de maneira estranha e surpreendente a muitas coisas – mesmo aquelas que antes lhes eram familiares – durante esse período.
Seu cachorro atingirá a altura adulta
Eles finalmente serão a versão adulta de si mesmos, principalmente. Dito isto, eles podem parecer um pouco estranhos e desajeitados. Evite a vontade de rir se eles andarem, correrem ou colidirem com paredes enquanto aprendem a navegar pelo mundo em seus corpos maiores.
Cães adolescentes perdem seu pelo felpudo
Diga adeus ao casaco super macio de cachorrinho. Conseqüentemente, isso pode significar que você precisará fazer alguns ajustes em suas rotinas de higiene. Prepare-se para mais banhos, mais escovação e possivelmente mais dinheiro gasto no tosador. Dependendo da raça do seu cão, você também pode precisar se preparar para que ele assoe o pelo duas vezes por ano. Um bom aspirador e produtos destinados a remover pelos de sua casa ou veículo valem o custo.
Dicas de comportamento e coisas para ter em mente durante a fase adolescente do seu cão
Discipular nossos cães geralmente é a última coisa que nós, como pais de animais de estimação, gostamos de fazer. Apesar disso, implementar algumas estratégias de manejo comportamental e um tom mais rígido pode fazer com que a fase adolescente do seu cão passe com um pouco menos de barulho. Aqui estão as principais dicas e truques para lidar com um cão adolescente caótico e o que você deve ter em mente durante esse período.
Use portões para cães para manter os cães adolescentes afastados
Mantenha seu cão adolescente em uma parte da casa fechada e à prova de filhotes, quando alguém não puder ficar de olho nele. Os adolescentes costumam ser máquinas de mastigar. Se você fica no trabalho o dia todo, não se surpreenda se chegar em casa e mastigar saltos altos ou cabos soltos ao lado de seus aparelhos eletrônicos. Os danos que seu cão adolescente pode causar podem não apenas ser caros, mas também perigosos para eles próprios e para os outros. Sem mencionar que você pode evitar um desgosto ao ver algo de valor sentimental coberto de baba e rasgado em um milhão de pedaços no chão.
Se você tiver que seguir esse caminho de usar portões para bebês ou manter seu filhote no quarto do cachorro durante o dia, certifique-se de que eles também tenham tempo suficiente para sair e se relacionar com a família quando você estiver em casa.
Canse seu cachorro
Um cachorro cansado é um cachorro bem comportado. Seu filho adolescente provavelmente tem energia para queimar, então faça bastante exercício. Apenas evite deixá-los correr e pular em superfícies duras, como concreto ou tijolo. Os ossos e articulações do seu cão ainda estão em desenvolvimento e o impacto pode machucá-los. Use caminhos de grama ou terra ao ajudar seu filhote a queimar calorias e liberar vapor.
Esteja atento ao curto período de atenção do seu cão adolescente
Mantenha as sessões de treinamento curtas e divertidas. Use guloseimas e brinquedos e esteja preparado para voltar alguns passos para praticar coisas que aprenderam antes. Seu filhote adolescente tem um período de atenção muito curto, assim como um adolescente humano. Pode parecer que você está se repetindo constantemente, mas isso é uma parte totalmente normal do treinamento.
Seja firme e consistente com as regras
Seja calmo, mas consistente com as regras da casa. Seu cão está aprendendo com você o tempo todo, quer você queira ou não. Dê uma ordem apenas quando você for sincero e insista gentilmente para que eles obedeçam. Tente não relaxar sobre o que está ou não certo no que diz respeito ao comportamento deles. É confuso para os cães e atrasará o progresso do treinamento. No longo prazo, isso torna a vida de todos um pouco mais difícil.
Gaste o dinheiro em aulas de obediência
Vá em frente. Faça isso. Inscreva-se em outra aula de obediência. A orientação de um bom treinador irá ajudá-lo a superar a adolescência, assim como o apoio de outras pessoas que estão no mesmo barco com seus cães “adolescentes”. Você não vai querer olhar para trás em alguns anos, quando seu cão adulto se recusar a obedecer aos comandos e desejar ter gasto mais alguns dólares quando realmente valeu a pena.
Transição da adolescência para a idade adulta em cães
A adolescência é difícil para todos nós, então esteja ciente de que seu cão está apenas fazendo o possível para se ajustar a novos sentimentos, sensações, impulsos e outras mudanças corporais durante esse período estranho. Dê-lhes graça enquanto navegam nesta fase entre a fase de filhote e a idade adulta.
Se você entender essa fase tumultuada da adolescência e souber como lidar com ela, continuará gostando do seu filhote e sairá do outro lado com um ótimo cão adulto.
Seu cachorro adolescente acalmará seu cachorro? Sim, pelo menos até certo ponto, se você implementar as dicas de treinamento e as ferramentas comportamentais à sua disposição.
Quanto a quando um cachorro é considerado adulto, ou mesmo idoso, digamos apenas que você saberá quando o vir. E você ficará grato quando fizer isso, mas provavelmente também sentirá falta das travessuras lúdicas e da personalidade que seu filhote compartilhou durante a adolescência. Pense nisso e lembre-se de que quaisquer inconvenientes ou dias difíceis são apenas momentos temporários durante a transição do seu cão para ser totalmente crescido e desenvolvido.