A estomatite nos cães é uma inflamação das gengivas e das membranas mucosas na boca, que pode incluir a língua, os lábios internos e o teto e o chão da boca. Essa inflamação pode ser devida a alergias, exposição à medicação, infecção ou vários outros fatores.
Se você vir os sinais em seu cachorro, consulte seu veterinário para que eles possam formar um diagnóstico e prescrever tratamento. Aqui está o que você deve saber sobre os sintomas, causas e tratamentos para a estomatite em cães.
Sintomas de estomatite em cães
Os sintomas da estomatite em cães têm algumas semelhanças com os sintomas de gengivite, embora a estomatite seja uma inflamação mais generalizada que pode se aplicar a outras áreas da boca, não apenas às gengivas, e geralmente é mais grave.
Esses sintomas podem ser difíceis de detectar, porque os cães que sofrem de estomatite geralmente sofrem de dor e resistem a ter a boca examinada. É importante que você faça o seu melhor para verificar a saúde bucal do seu cão para saber se algo está errado.
Aqui estão alguns sinais de que os cães podem estar sofrendo de estomatite:
- GOMAS DE SUBRANDO
- Sangue visível na saliva
- Dificuldade ou sinais de dor enquanto come (choramingando, gritando etc.)
- Baba excessiva
- Mau hálito
- Placa visível nos dentes
- Gomas inchados, vermelhos e inflamados
- Lesões nas gengivas ou em outro lugar na boca
- Balcando na boca
- Dificuldade de lutar
- A aparência ruim do casaco
- Perda de apetite
- Perda de peso
Causas de estomatite em cães
Existem muitas condições médicas e fatores que podem levar à estomatite em cães. Raramente é uma condição primária, então geralmente há uma condição ou doença subjacente. Para filhotes, a inflamação pode resultar de dentes ficarem superlotados na boca.
A estomatite pode resultar em inchaço e lesões dolorosas na boca dos cães, dificultando a preparação ou o comando. A condição geralmente é difícil de tratar, e os dentes podem precisar ser removidos para reduzir a dor e os sintomas.
A inflamação, em geral, é causada por uma reação exagerada do sistema imunológico a uma irritante, infecção ou lesão. Muitas condições podem causar inflamação dentro da boca, o que leva a dor e sintomas, e é por isso que você deve consultar um veterinário assim que notar sinais de inflamação.
Aqui estão algumas das condições que podem causar estomatite em cães:
- Diabetes
- Resposta alérgica (geralmente ao biofilme ou placa nos dentes, ou mesmo nos próprios dentes)
- Contato com substâncias cáusticas
- Distúrbios autoimunes
- Infecções bacterianas, parasitas ou fúngicas
- Reação a certos medicamentos
- Linfoma
- Deficiências hormonais
- Doença renal (renal)
- Osteomielite
- Síndrome hipereosinofílica
Embora qualquer raça possa desenvolver estomatite, certas raças têm predisposições a condições médicas que geralmente incluem estomatite como uma condição secundária.
A osteomielite, por exemplo, é mais comum nas raças Greyhound, Labrador Retriever, Maltese e Schnauzer Dog em miniatura.
Tratamentos de estomatite em cães
O tratamento da estomatite em cães geralmente é difícil, embora às vezes a condição possa esclarecer por conta própria uma vez que as causas subjacentes sejam removidas. Isso pode acontecer com uma infecção temporária ou exposição a produtos químicos cáusticos, por exemplo.
Embora os veterinários tentem salvar os dentes, eles geralmente precisam remover os dentes para reduzir os sintomas de dor e melhorar a qualidade de vida dos cães que sofrem de estomatite. Os antibióticos podem ajudar a combater a infecção bacteriana e reduzir alguns sintomas, e geralmente ajudam após as extrações dos dentes para evitar mais infecções. Eles podem ser eficazes na redução da inflamação e em proporcionar algum alívio, embora esse nem sempre seja o caso.
A higiene dental diária e as limpezas profissionais regulares podem retardar a progressão da estomatite, mas isso geralmente não é suficiente para evitar sintomas dolorosos. Os imunossupressores podem reduzir a inflamação associada à estomatite, embora tenham efeitos colaterais, e o risco de experimentar efeitos colaterais aumenta com o uso a longo prazo, o que significa que isso pode não ser uma solução permanente prática.
Os esteróides também podem fornecer alívio a curto prazo, mas se tornam menos eficazes ao longo do tempo e também têm efeitos colaterais, como deixar cães abertos a mais infecções ou diabetes.
A extração dos dentes é geralmente uma solução permanente e eficaz, e a maioria dos cães pode continuar vivendo bem após o procedimento. Os cães que têm dentes removidos podem precisar ter uma dieta de alimentos macios, pois não são capazes de mastigar também.
Limpeza odontológica profissional e cuidados em casa devem continuar ao longo da vida dos cães para evitar novas doenças orais e inflamação.