Como treinar seu cachorro de forma rápida e eficiente
De fato, existem muitos cachorros totalmente indisciplinados e bagunceiros. Se o seu cachorro é assim, provavelmente você já pensou em como treiná-lo. Hoje falaremos sobre como treinar seu cachorro.
Além de dicas rápidas e práticas, explicaremos os melhores métodos para ensiná-lo mais rápido.
Se você está enlouquecendo com seu pet bagunceiro ou deseja ensinar novos truques, leia este artigo até o fim.
Como treinar seu cachorro: o que você precisa saber
Certamente quando falamos de treinar cachorros pensamos em algo muito trabalhoso e, de certo modo, improdutivo. Afinal, parece que os cachorros não aprendem nunca e sempre voltam a cometer o mesmo erro.
Queremos deixar claro que o processo de treinamento requer muita paciência e pulso firme. Seu cachorro, naturalmente, não vai mudar da noite para o dia.
Os métodos de treinos ajudam, mas requerem que você dedique-se por dias até seu cachorro realmente aprender a lição.
No artigo que você irá ler agora, separamos dicas de treinamentos que servem para diversas ocasiões. Certamente ensinar um filhote é muito mais tranquilo que um cachorro velho, porém como disse, tenha calma e paciência.
De fato, no geral os treinamentos requerem que você tenha esses elementos:
- Paciência, pois nem todos os dias seu cachorro vai fazer o que você deseja
- Recompensa, pois é necessário para o desenvolvimento de seu cachorro uma recompensa. Pode ser biscoito, ração, carinho.
- Conhecimento, pois tentar ensinar sem método é a mesma coisa que nada.
Dito isso, vamos para as dicas.
1. Como fazer seu cachorro ficar parado?
Esse, assim como vários truques mais simples, requer somente paciência e recompensa.
O modo de operação, modus operandi, será sempre o mesmo. Comece dando a ordem. No caso, diga para seu cachorro ficar parado. De início ele vai se mover e querer andar pela casa. Não brigue e nem xingue, apenas dê o comando novamente até ele se acalmar.
Após ficar quietinho no lugar, você recompensa com biscoitos e comemora com seu cachorrinho. Agora que ele ficou parado pela primeira vez, você precisa ir reforçando esse comando por, pelo menos, 15 minutos por dia.
“Spaik, senta e fica parado.”, “Mel, para aí”, “Snoop, senta.”
Reforce essas frases todos os dias. Recompense quando ele acertar e não demonstre raiva quando seu cachorro errar.
Esse treino serve para ensinar dar as patas, deitar, espirrar, não pular em cima do dono… Claro, tudo precisa de uma adaptação, mas no geral, fazendo isso seu cachorro aprenderá muitas coisas.
Como passear com cachorro ao seu lado?
De fato, muitos cachorros na rua andam puxando, avançando para cima de outros cachorros e andam querendo correr. Isso, no geral, é sinal de ansiedade e falta de treinamento.
Ansiedade, pois muitas vezes o hábito de passear não é diário. Ou seja, muitos donos deixam para andar com cachorro somente no final de semana. Aí isso vai gerando ansiedade e quando ele finalmente sai, quer correr e aproveitar a rua ao máximo.
Para acabar com esse elemento, basta fazer caminhadas diárias. Com o tempo seu cachorro entenderá que é algo comum e que não precisa ficar ansioso para tal evento.
E sobre a falta de treinamento, é necessário alterar algumas coisas. Se seu cachorro costuma puxar muito, pare IMEDIATAMENTE de andar até ele prestar atenção em você. Só volte com seu cachorro se acalmar.
Todas as vezes que puxar, você para. Quando ele começar a andar normalmente, dê mensagens positivas e biscoito se possível.
O segredo é sempre reforçar o comportamento que você deseja e “reprimir” o mau comportamento.
Como fazer para seu cachorro parar de latir?
De fato, cachorro que late muito é, de certo modo, bem irritante e desagradável.
De início é importante você saber que latir é natural de todos os cachorros. Eles latem para comunicar algo, para tomar posse de território e entre outras coisas.
Outro detalhe importante é que a quantidade de latidos vai depender da raça. No geral as raças de alerta são mais barulhentas.
Para seu cachorro parar de latir tanto, é hora de ensinar o comando “quieto” e recompensar do jeito que explicamos.
Você precisa intervir quando seu cachorro começar a latir. Após ele parar e começar a prestar atenção em você, comece a dar o comando com a recompensa.
No início ele não vai associar muito o silêncio com recompensa, mas tenha calma que, em questão de tempo, um simples comando fará com que seu cachorro pare de latir e comece a fazer silêncio.
Conclusão sobre como treinar seu cachorro
Certamente se você leu esse artigo com atenção, treinar seu cachorro se tornou uma tarefa mais simples e, de certo modo, até divertida.
Não há necessidade de você brigar, xingar etc. Seja sempre paciência e dê recompensas. Pode ser biscoitos, carinho, ração. Não importa, recompense sempre que ele fizer o ato que você deseja.
Espero que esse artigo tenha te ajudado e leia também:
Veja como adestrar o seu cão – Passo a Passo
Cachorro destrói os objetos em casa: como resolver