Cachorro destrói os objetos em casa: como resolver
De fato, uma das reclamações mais comuns entre os donos que têm cachorros que vivem dentro de casa é: meu cachorro destrói os objetos em casa. Destrói sapatos, morde colchão… Resumindo, acaba com tudo!
Realmente, é “comum” esse comportamento em muitos cachorros, porém muitas vezes é sinal de insatisfação do seu bichinho em relação a muitas coisas.
No artigo de hoje iremos dar dicas para evitar esse mal comportamento e explicar os possíveis motivos de seu cachorro ser tão destrutivo quando você não está em casa.
Imagem: créditos para: NF pet
Cachorro destrói os objetos em casa: o que você precisa saber
Certamente esse comportamento causa, para nós, muita irritação e estresse. Dependendo do que o cachorro fez, às vezes ficamos com vontade de doar o cachorro.
De fato, esse comportamento é péssimo para relação entre homem e cachorro. Todavia, com estudos é possível afirmar que o ato de destruir tudo tem motivos.
Os cachorros na natureza são animais que andam longas horas por dia, caçam, mexem na terra, acasalam e brincam com outros de sua espécie.
Agora os cachorros de casa muitas vezes não saem para passear, pois o dono “nunca” tem tempo. Só tem um ou dois brinquedos espalhados pela casa e nada de distração nenhuma. Percebe como é entediante a vida de um cachorro domesticado quando não tem incentivo nenhum?
Eu gosto de comparar os cachorros conosco. Você não ficaria estressado se ficasse preso no seu quarto sem internet, celular e televisão? Passar o dia todo trancado só tendo a cama para dormir e comida.
Naturalmente causaria muito estresse em nós seres humanos. Com os cachorros é a mesma coisa. Ficar trancado em casa o dia todo causa, além da ansiedade, comportamento destrutivo.
Afinal existe algo que você possa fazer para evitar esse comportamento? Veja as dicas que nos dá Tudo para seu cachorro selecionamos para resolver esse problema.
1. Brinquedos e interação
Realmente, não podemos deixar de sair para ir trabalhar, estudar etc por conta de nosso pet. É triste deixar ele sozinho, mas às vezes não tem o que fazer devido a rotina.
Se o seu cachorro destrói só quando você sair de casa, talvez seja necessário fazer duas coisas:
- Remover objetos do alcance do cachorro
- Colocar brinquedos espalhados pela casa
O ato de remover objetos é para você conseguir aliviar esse problema em curto prazo. Ou seja, deixe longe do alcance de seu cachorro objetos que você ficaria irritado que ele destruísse. Fazendo isso, já vai aliviar o clima de guerra entre vocês dois.
Agora vem algo mais médio/longo prazo. Fazer seu cachorro associar os brinquedos interativos com diversão e entretenimento.
Eu sei, você pode ter pensado isso: “Ah, mas eu já deixo brinquedos pela casa e o danado não gosta disso, não.”
De fato, tem cachorros que não ligam para “brinquedo nenhum”. Entre aspas, pois muitos donos acham que é só jogar um bichinho de pelúcia e está tudo certo. Na realidade, isso é ineficiente e seu cachorro vai ignorar mesmo.
Aposte em brinquedos interativos, ou seja, brinquedos que seu cachorro tenha que pensar, que seja difícil dele conseguir, por exemplo, retirar a ração que está dentro daquilo. Isso irá distrair seu cachorro e ele não terá mais atenção para as coisas de sua casa.
2. Você sai para passear com seu cachorro?
De fato, os cachorros precisam estar em constante movimento. Afinal, na natureza ele passa quase 80% do dia andando e caçando.
Nossa dica para evitar esse comportamento destrutivo, é começar a andar com seu cachorrinho todos os dias. Pelo menos 30 minutos diários. Mas o ideal mesmo é 1 hora. Pode ser feita uma caminhada de 30 minutos pela parte da manhã e o restante de tarde.
Isso fará com que seu cachorro tenha estímulos novos diariamente, pois sairá para cheirar, latir, correr, ver outros cachorros. No geral, a caminhada para os cachorros é muito benéfica.
E é um hábito que ajuda a evitar esse comportamento de destruir tudo, pois seu cachorro ficará cansado ao ponto de não ligar mais para os objetos. Querendo ficar boa parte do dia deitado descansando.
Vale lembrar que ter um quintal grande não conta como caminhada. Se for seu caso, leve seu cachorro para passear ao longo do dia.
Não brigue constantemente com seu cachorro
“Ah, pronto. Como não vou brigar com ele? Todo dia destrói algo diferente. Esse cachorro não tem jeito, não”
Calma, eu sei que isso irrita muito, porém vou citar um bom motivo para você não ficar gritando com ele a todo momento.
Quanto mais você reforça esse ato de gritar e, em alguns casos, até bater, mais seu cachorro continuará fazendo aquilo.
Observe que seu cachorro aprende por estímulos positivos, mas também pode aprender por estímulos negativos. Se você vive reforçando estímulos nele, cada vez mais permanecerá com essas atitudes.
Nossa dica é você chegar em casa, ignorar o seu animalzinho e deixá-lo de fora por um tempo. Quando ele estiver fora, arrume a bagunça e demonstre sentimento de repreensão. Com tempo ele vai começar a associar a bagunça com falta de atenção e carinho.
Isso fará com que ele pare de destruir as coisas.
Conclusão sobre cachorros que destroem as coisas
De fato, ninguém merece ter um cachorro que destrói os objetos de casa. Além do prejuízo financeiro, começamos a pensar em colocar o cachorro para adoção.
Mas calma, agora que você leu nosso artigo, sabe os motivos desse comportamento. Saia mais com seu cachorro, busque comprar ou fazer brinquedos interativos. E, principalmente, tenha calma e muita paciência.
Os animais não são como nós seres humanos, demoram um pouco para aprender algo.
Espero que esse artigo tenha te ajudado. Caso tenha gostado, convido você a ler também:
Mitos e verdades sobre a saúde bucal de seu cachorro.