O cetoconazol é um medicamento usado para tratar infecções fúngicas em cães. Os veterinários também podem usá-lo para tratar a doença de Cushing.
A droga atua bloqueando a formação de cortisol nas glândulas supra-renais e inibindo a produção das paredes celulares dos fungos. É uma forma genérica de Nizoral e Ketochlor. Outras formas deste medicamento foram criadas para reduzir o número de potenciais efeitos colaterais. Itraconazol e fluconazol são dois desses medicamentos. Ao dar o medicamento ao seu cão, você deve sempre siga instruções veterinárias rigorosas e converse com seu veterinário se notar algum efeito colateral preocupante.
Aqui está o que você deve saber sobre os usos, dosagem e efeitos colaterais do cetoconazol para cães.
Usos do cetoconazol para cães
O cetoconazol é usado para tratar infecções fúngicas externas e internas em cães. Os veterinários podem tratar infecções dos gânglios linfáticos, pele, unhas, sistema respiratório, ossos e outras partes do corpo com este medicamento.
Há também um shampoo que mistura cetoconazol com outro medicamento, a clorexidina. Este shampoo pode combater infecções fúngicas e bacterianas da pele.
Como este medicamento é capaz de bloquear a formação de cortisol nas glândulas supra-renais, os veterinários também podem utilizá-lo como opção de tratamento para cães com doença de Cushing.
Dosagem de cetoconazol para cães
O que se segue é uma orientação para o uso típico do medicamento em cães e não deve substituir o conselho do seu veterinário para o seu animal de estimação.
A dosagem usual de cetoconazol para cães depende da condição a ser tratada e pode variar de 2,2 a 13 mg por quilo de peso corporal, administrada a cada 12 a 24 horas.
Está disponível em comprimidos de 200 mg e os cães devem tomá-lo por via oral. Só está disponível mediante receita veterinária.
Siga atentamente as instruções do seu veterinário para administrá-lo ao seu cão.
Efeitos colaterais do cetoconazol para cães
Existem alguns efeitos colaterais do cetoconazol em cães dos quais você deve estar ciente. Um efeito colateral é que bloqueia a cortisona na glândula adrenal, o que pode ser prejudicial em alguns casos, mas é um benefício no tratamento da doença de Cushing.
Aqui estão alguns outros efeitos colaterais que você pode observar em cães que tomam cetoconazol:
- Tontura
- Dor abdominal
- Fadiga
- Comichão e erupções cutâneas
- Vômito
- Diarréia
- Perda de apetite
- Icterícia
- Sensibilidade à luz
- Dano hepático
- Distúrbios sanguíneos
Se algum destes efeitos secundários se tornar preocupante, contacte o seu veterinário, pois ele pode querer alterar a dosagem ou procurar uma forma alternativa de tratamento.
Certifique-se de que seu veterinário esteja ciente de quaisquer outros medicamentos que seu cão esteja tomando, especialmente antiácidos, pois eles podem reagir mal ao cetoconazol. Alguns medicamentos podem até ter efeitos colaterais fatais quando misturados com este medicamento.
Este medicamento não deve ser administrado a cadelas grávidas ou amamentando.
Tal como acontece com todos os medicamentos, existe a possibilidade de um cão ter uma reação alérgica que pode levar à anafilaxia, uma condição potencialmente mortal. Se você observar sinais de uma reação alérgica em seu cão – incluindo inchaço, coceira, urticária e outros sintomas – entre em contato com seu veterinário imediatamente.