A gabapentina é um medicamento que pode ser usado como tratamento para convulsões ou dor crônica em cães. Também pode ser prescrito para tratar certas formas de ansiedade canina. Este medicamento também é conhecido pelo nome da marca Neurontin. Sempre leve seu cão ao veterinário e discuta o tratamento para quaisquer condições médicas que possam ter antes de dar a seu animal de estimação qualquer medicamento, incluindo a gabapentina. Aqui está o que você deve saber sobre os usos, dosagem adequada e efeitos colaterais da gabapentina para cães.
Uso de gabapentina para cães
A gabapentina é frequentemente usada como tratamento para dor crônica em cães, embora geralmente não seja usada por si só. Em particular, os veterinários normalmente o combinam com outros medicamentos, como opióides ou AINEs. A gabapentina amplifica os efeitos desses medicamentos.
Embora não entendamos completamente os mecanismos, os veterinários acreditam que a gabapentina inibe o glutamato do neurotransmissor, afetando os canais de cálcio no sistema nervoso. Ao fazer isso, reduz a capacidade de um cão de perceber a dor.
Algumas condições dolorosas que os veterinários podem tratar com gabapentina incluem artrite crônica, dor associada ao câncer e hiperalgesia – que é uma sensibilidade elevada à dor. Também pode ser prescrito para a alodinia, que é uma sensação de dor a estímulos normalmente não painantes.
Os veterinários também podem usar gabapentina para tratar convulsões, ansiedade e epilepsia idiopática em cães. Por afetar o sistema nervoso, pode ser particularmente útil para a dor associada a distúrbios neuropáticos. Alguns veterinários podem prescrever o medicamento para acalmar o comportamento ansioso antes de uma visita veterinária. No caso de convulsões, a medicação imita o neurotransmissor GABA, o que ajuda a acalmar a atividade elétrica excessiva nos nervos do cérebro.
No momento, o medicamento não é aprovado pela FDA para uso canino. No entanto, os veterinários geralmente o prescrevem e acham seguro para cães, desde que os pais de cães obtenham aprovação veterinária e sigam instruções.
Dosagem de gabapentina para cães

A dose de gabapentina para cães depende se o medicamento está sendo prescrito para tratar a dor crônica ou uma condição como convulsões. Sempre pergunte ao seu veterinário antes de dar a seu cão qualquer medicamento e siga de perto as instruções deles.
Embora você possa encontrar informações de dosagem on -line, você pode prejudicar seriamente seu cão se tentar o tratamento sem conselhos profissionais. Seu veterinário pode ajustar a dosagem com base em sua eficácia em seu cão, bem como na reação do seu cão ao medicamento. Por períodos mais longos, um cão pode construir uma tolerância ao medicamento e a dose pode ser aumentada. Os veterinários geralmente recomendam que os pais de estimação dêem esta dose uma vez a cada 24 horas para tratar a dor. Como tratamento para convulsões em cães, a dose de gabapentina é tipicamente mais alta. Os veterinários recomendam a administração dos anticonvulsivantes a cada oito a 12 horas.
O medicamento é mais comumente prescrito como cápsulas de 100 mg ou 300 mg. Certifique-se de verificar duas cápsulas MG que você recebe para não dar a dosagem errada. Meça cuidadosamente e estritamente as diretrizes do seu veterinário.
Efeitos colaterais de gabapentina para cães

Você deve ler o rótulo antes de administrar qualquer versão líquida da gabapentina ao seu cão. A forma líquida frequentemente prescrita para os seres humanos contém xilitol, que é tóxico para cães. Sempre siga o conselho do seu veterinário para escolher a forma correta da droga.
Os pais de cães com doenças hepáticas ou renais, cães grávidas ou enfermagem e cães que estão tomando outros medicamentos – incluindo antiácidos, morfina e hidrocodona – devem notificar e consultar seu veterinário antes de expor seus cães à gabapentina. Além disso, deve haver um tempo de espera de duas horas entre a administração de antiácidos orais e a gabapentina para cães.
A gabapentina também pode causar deficiências em cálcio, vitamina D, vitamina B1 e folato, algumas das quais são integrais no reparo do nervo. Isso pode diminuir o tempo de recuperação. Como tal, seu veterinário pode recomendar suplementos para compensar essas deficiências.
A gabapentina é geralmente segura para cães, desde que os pais de cães sigam diretrizes e instruções veterinárias. Os efeitos colaterais típicos incluem:
- Letargia
- Sedação
- Ataxia, ou Wobbliness
Efeitos colaterais menos comuns e mais graves podem ocorrer. Você deve entrar em contato com seu veterinário se notar os seguintes sintomas:
- Diarréia
- Vomitando
- Depressão
- Olhos desleixados
- Perda de coordenação
- Cruzamento
Normalmente, a overdose não é com risco de vida, embora possa fazer com que esses sintomas pareçam com mais frequência e severidade. Você não deve interromper o uso de gabapentina abruptamente, pois isso pode fazer com que seu cão experimente convulsões e outros sintomas de abstinência. Em vez disso, seu veterinário deve afastar seu cão gradualmente.