Written by 10:35 Saúde e Cuidados, Tratamentos

Confiras nossas dicas para evitar doenças em cachorros

De fato, não há nada pior que ver nossos pets, que tanto amamos, adoecer. Evitar doenças é algo que devemos buscar constantemente.

Embora existam fatores de herança genética, alguns hábitos contribuem para o aparecimento de doenças e devem ser evitados.

Confira agora em nosso texto o que você precisa saber para evitar doenças em seu cachorrinho.

Tudo que você precisa saber para evitar doenças no seu cachorro

Certamente você, assim como muitos de nossos leitores, buscam constantemente dicas para melhorar a saúde de seu cachorro. Isso é bom, pois como criadores, temos que cuidar de nossos bichinhos constantemente.

Para evitar algumas doenças, temos que seguir alguns hábitos diários, listamos as melhores dicas para você começar a colocar em prática hoje mesmo.

Dicas envolvendo alimentação, vacinas e cuidados, principalmente, com a parte física do animal.

Evite alguns alimentos

De fato, muitas das doenças que a maioria dos cachorros sofrem hoje em dia, estão justamente relacionadas à alimentação.

Eu sei, nem sempre resistimos ao olhar de nossos cachorrinhos querendo um alimento que estamos comendo, porém é exatamente ao dar alimentos industriais que, aos poucos, vai prejudicando a saúde canina e causando doenças.

Veja bem, é de conhecimento geral que nossos cachorros possuem alguns alimentos que não podem ser consumidos de forma alguma. Alguns dele são:

  • Chocolate
  • Uva
  • Leite
  • Café.

Esses são alimentos de conhecimento geral. Porém alimentos industriais, que além de fazerem mal para nossa própria saúde, prejudica e muito a saúde de seu cachorro.

Nossa primeira dica é evitar dar alimentos industriais para seu cachorrinho. Além disso, conversar com uma veterinária é sempre importante para melhor avaliação e criação de uma dieta.

Vale lembrar que somente a ração não é suficiente, então adicione para seu cachorro proteína vinda de carnes, frutas como maçã, banana, laranja entre outras para aumentar, principalmente, níveis de vitaminas no sangue de seu pet.

Somente com mudança na alimentação, você já perceberá visíveis melhora na qualidade do cocô, na pelagem etc.

Vacinação em dia

Eu sei, essa dica para muitos é irrelevante, mas ela possui a sua importância.

Muitos donos não entendem a função e a importância de vacinar os seus cachorrinhos. Infelizmente muitos cachorros acabam pegando doenças que poderiam ser evitadas facilmente com a vacina.

Afinal, você sabe qual é a importância da vacina para seu pet?

As vacinas, de forma geral, servem para que, tanto nosso organismo quanto dos animais, produzam anticorpos responsáveis por combater determinado vírus.

Isso é possível, pois cada vacina contém vírus enfraquecidos. Esse vírus não tem força suficiente para prejudicar ao extremo nossa saúde/ saúde de nossos pets. Além disso, o sistema imunológico reconhece e combate esse vírus. Criando desse jeito anticorpos.

De forma resumida: você precisa verificar as vacinas de seu cachorro para que ele não venha a pegar uma doença e falecer. O simples ato de vacinar seu cachorrinho irá prolongar muito a vida de seu pet.

Então vá a uma clínica veterinária e deixe tudo em ordem para evitar muitas doenças mortais

Exercício físico

Essa, sem dúvidas, é um pilar fundamental para evitar muitas doenças. Principalmente doenças cardíacas que, justamente, estão relacionadas ao sedentarismo.

Não importa se seu cachorro é pequeno, se ele tem espaço para andar no quintal ou até mesmo se você joga bolinha para ele buscar de vez em quando. Se você deseja que seu cachorro tenha saúde, fazer exercício físico é fundamental.

Nossa dica é, sempre que possível, sair com seu cão para passear na rua. Uma caminhada de 20 a 30 minutos por dia é o suficiente para deixar seu cachorro em forma.

Além de evitar doenças envolvendo sedentarismo, gostaria de lembrar que deixar seu cachorro preso em casa estressa muito o bichinho.

Veja bem, se é estressante para nós seres racionais ficar preso o dia todo em casa, imagina para nossos pets que são, em geral,  mais hiperativos que nós.

O estresse de ficar o dia todo preso e muitas vezes sem nada para fazer é extremamente prejudicial para saúde física e mental de seu cachorro.

Por isso sempre lembre-se de sair para passear. Existem também exercícios próprios para desenvolver a musculatura de seu cãozinho. Esses exercícios como fazer cachorro morder corda e puxar ajudam bastante na qualidade de vida e, por consequência, a evitar doenças.

Conclusão sobre evitar doenças em cachorros

De fato, evitar doenças em cachorros seguindo nossas dicas é importante para longevidade de seu pet. Uma vida mais longa e com mais qualidade.

Certamente você entendeu que a alimentação pode tanto prejudicar quanto melhorar a saúde geral de seu cachorro. Evite ao máximo alimentos industriais. Saia para passear e dê as vacinas em dia.

Essas dicas simples farão uma enorme diferença na vida de seu cachorro. E até mesmo na sua, pois os gastos com veterinário são altos dependendo da doença. Então é melhor evitar cometer alguns vacilos que prejudicam a saúde de seu cãozinho, certo?

Obrigado por ter lido até aqui e veja também em nosso blog:

Visited 1 times, 1 visit(s) today
Close
error: Content is protected !!