Cachorro seguindo o dono: entenda a razão desse comportamento
Afinal, por que os cachorros vivem seguindo os donos por todos os cantos da casa? Cachorro seguindo o dono é, de certo modo, algo comum e possui motivo racional para isso.
Certamente se você tem um cachorro e ele te segue para todos os lados, fique contente pelo seu cachorro te amar bastante, mas também fique alerta, pois isso é um sinal de dependência emocional forte e por gerar problemas como ansiedade.
Confira aqui tudo sobre esse tema e veja o que fazer para seu cachorrinho desgrudar um pouco de você e ser mais independente.
O que significa o cachorro ficar seguindo o dono?
Então, existem dois grupos de pessoas e duas reações muito comum:
- O que não liga para o cachorro está sempre seguindo
- O que liga e se incomoda. Muitas vezes ficam até irritados com o bicho.
Naturalmente queremos deixar claro que isso é algo, de certo modo, natural de quase todos os cachorros. Eles buscam seguir quem oferece o necessário, ou seja, quem oferece carinho, comida, banho, passeios etc.
Como dono, fazemos tudo isso sem reclamar. Logo, o cachorro acaba te seguindo, pois associa na mente dele que seguir você é uma ótima escolha.
Mas se você vai na cozinha, ele te segue e sabe que pode acabar ganhando algum alimento. Se ele vai com você até o quintal, sabe que pode acabar saindo para passear. Se ele te segue até o quarto, sabe que pode ganhar carinho e atenção.
Ou seja, para todos os lados que você for, seu cachorro também irá querer ir. Pois terá sempre um elemento positivo para receber.
Portanto você já entendeu o principal motivo do seu cãozinho viver te seguindo, mas será que é possível reverter isso? E como esse comportamento pode prejudicar? Veja a seguir as respostas para essa pergunta.
Tem problema em seu cachorro te seguir?
De fato, não existe um problema em seu cachorro te seguir. Mas como disse antes, é sinal que ele gosta de você e sabe que todas as necessidades dele são supridas. Mas esse comportamento pode trazer problemas.
Veja bem, seu cachorro te seguir de vez em quando é algo natural e saudável na relação entre dono e pet. Entretanto, ficar seguindo muito pode gerar, a longo prazo, dependência emocional, ansiedade e irritabilidade.
Sim, seu cachorro vai ficar ansioso quando você não estiver por perto. Pois, querendo ou não, você tornou-se o principal pilar de tranquilidade dele.
Além disso, a irritabilidade é comum no momento de separação. O cachorro começa a latir, uivar e arranhar os móveis/ objetos pela casa.
Tudo isso vai gerar um estresse que pode acabar prejudicando e muito seu pet. Por isso, tome cuidado com essa dependência emocional de seu cachorrinho.
Afinal, o que fazer para evitar isso?
Por fim, agora que você já entendeu que pode prejudicar seu cachorro esse comportamento ao longo prazo, o que fazer?
Bom, nossa dica é começar aos poucos. Imponha limites pequenos, porém necessários.
Por exemplo, tem pessoas que deixam até mesmo o cachorro seguir dentro do banheiro. Não faça isso, na de usar o banheiro, feche a porta e ignore os latidos de seu cachorrinho. Ele precisa entender que em certos lugares você não vai deixá-lo entrar.
Após isso, vai reduzindo um pouco a dependência dele com brinquedos espalhados pela casa. Aposte nos brinquedos interativos, pois vão distrair por mais tempo.
Com essas simples mudanças, garanto que seu cachorro começará a diminuir o desejo de estar 100% dos momentos ao seu lado. Porém, queremos deixar claro que é para diminuir e não isolar.
Ou seja, não deixe seu cachorro sozinho. Dê atenção e separe momentos ao longo do dia para fazer companhia para ele. Isso é muito importante para o bem-estar do seu bichinho.
Conclusão sobre cachorro seguir o dono
De fato, cachorro seguindo o dono é algo comum, porém sempre temos que estar atentos aos sinais de dependência emocional.
Estimular brincadeiras e comportamentos mais independentes é fundamental para a saúde mental de seu pet.
Espero que esse artigo tenha solucionado as suas dúvidas e veja também:
Como ensinar seu cachorro a fazer necessidades no lugar certo
Como treinar seu cachorro de forma rápida e eficiente
Cachorro destrói os objetos em casa: como resolver