O prolapso retal em cães ocorre quando as camadas internas do reto – a região final do intestino grosso – empurram e se projetam do ânus. Geralmente, isso ocorre quando os cães se esforçam para defecar, urinar ou dar à luz. Aqui está o que você deve saber sobre os sintomas, causas e tratamentos.
Sintomas de prolapso retal em cães
O sintoma mais óbvio do prolapso retal em cães é o tubo rosa de carne que se projeta do ânus, especialmente após a defecação ou micção. Se a circulação para o reto for comprometida, a carne rosa pode ficar roxa ou preta.
O prolapso pode ser incompleto, o que significa que apenas uma pequena porção do revestimento retal é visível quando um cachorro faz cocô, mas desaparece logo depois. Ou, o prolapso pode estar completo, o que significa que uma massa de tecido permanece visível.
Os cães que sofrem de prolapso retal provavelmente se esforçam ao tentar fazer cocô e podem lamber o tecido prolapso.
Causas de prolapso retal em cães
O prolapso retal pode ocorrer em cães de qualquer raça, idade ou sexo por várias razões, incluindo distúrbios digestivos e urinários. Com o tempo, a circulação para o reto pode ficar comprometida e o tecido retal pode sofrer danos facilmente.
Isso deve ser tratado como uma emergência e requer cuidados veterinários imediatos. Se você vir os sinais de prolapso retal em seu cão, consulte seu veterinário para que eles possam diagnosticar e iniciar o tratamento.
As infecções parasitárias são a causa mais comum de prolapso retal em cães, mas existem várias outras causas possíveis.
A condição geralmente aparece em filhotes com menos de seis meses de idade, embora possa acontecer com cães de qualquer idade. Aqui estão algumas condições que podem resultar em prolapso retal:
- Diarréia
- Constipação
- Esforçando -se para defecar
- Irritação intestinal ou inflamação
- Infecção bacteriana ou viral
- Aumento da próstata
- Tumores retais ou anal
- Inflamação da bexiga
- Pedras no trato urinário
- Trabalho anormal ou parto
- Desvio retal
- Doença do saco anal
- Hérnia perineal
- Estreitamento retal ou anal (causado pelo tecido cicatricial por lesão ou inflamação)
Tratamentos para prolapso retal em cães
O tratamento para prolapso retal em cães depende da causa da condição e de quão danificado o tecido retal está. Se houver uma infecção bacteriana, viral ou parasitária, um veterinário precisará tratá-lo, geralmente com antibióticos ou medicamentos anti-parasitários. Eles tratarão outros fatores subjacentes de acordo.
Se o tecido retal não tiver sofrido muito dano, o veterinário provavelmente tentará empurrar manualmente o reto de volta ao lugar e colocar uma sutura ao redor do ânus, que permanecerá por cerca de 48 horas. O veterinário pode fornecer um anestésico como uma epidural para aliviar o desconforto. O cão ainda será capaz de defecar enquanto as suturas estão.
Às vezes, esse procedimento falha; nesse caso, o veterinário pode realizar uma coloplexia. Este é um procedimento mais invasivo, onde o veterinário abre cirurgicamente o abdômen e prende o cólon à parede abdominal para impedir que o reto escorregue.
Quando o tecido retal é muito danificado para salvar ou se outros procedimentos falharem, os veterinários podem considerar uma opção final. Nesses casos, os veterinários podem remover cirurgicamente o tecido retal e ancorar o intestino no ânus. Isso geralmente resulta em complicações como a incontinência, então os veterinários tentarão evitá -lo, se possível.