Pica em cães é uma condição em que o animal se sente obrigado a comer objetos que não são itens alimentares. Isso pode incluir metal, plástico, pano, lixo, sujeira, pedras, papel ou até fezes. Geralmente, o PICA é um problema psicológico e compulsivo de comportamento para cães, mas também pode resultar de problemas médicos ou de baixa nutrição.
É importante trabalhar para eliminar esse comportamento, pois a ingestão de objetos estranhos pode levar a bloqueios digestivos do sistema, sufocante, envenenamento ou outros problemas. Aqui está o que você deve saber sobre os sintomas, causas e tratamentos para pica em cães.
Sintomas de pica em cães
O principal sintoma da pica em cães é, obviamente, o hábito alimentar incomum de consumir objetos não alimentares, embora existam vários outros sintomas causados pelo consumo desses itens. Além disso, os sintomas podem variar dependendo de quais objetos ou substâncias um cão come.
Aqui estão alguns dos efeitos que seu cão pode sofrer se comer itens não alimentares:
- Úlceras
- Vomitando
- Diarréia
- Mau hálito
- Esforço ou incapacidade de defecar
- Bancas pretas e alcatificinas
- Burping
- Babando
- Dor abdominal
- Bloqueio gastrointestinal
- Sufocando
- Espirrando ou tosse (se um objeto bloquear o trato respiratório)
- Infecção, especialmente se os objetos estiverem sujos ou contaminados (fezes, por exemplo)
- Envenenamento, dependendo de quais substâncias estão em objetos (limpador doméstico ou garrafas de medicamentos, por exemplo)
- Letargia
- Colapso
Se você vir os sinais de pica em seu cachorro, então você deve consultar seu veterinário para um diagnóstico adequado. Eles poderão descobrir se há uma causa subjacente e fornecer tratamento. O PICA pode levar a bloqueios gastrointestinais ou respiratórios, que é uma emergência médica e podem ser com risco de vida. Se for esse o caso, seu cão pode precisar de cirurgia para limpar a obstrução. No entanto, às vezes um endoscópio pode remover objetos menores que são capturados no trato digestivo.
Se o comportamento for causado por questões psicológicas, pode ser necessário trabalhar com um comportamentalista e fazer algumas mudanças no estilo de vida para impedir a alimentação compulsiva.
Causas de pica em cães
As causas da pica em cães podem ser divididas em questões psicológicas e questões médicas. A maioria dos casos de pica está relacionada a problemas psicológicos que requerem modificação de comportamento, mas muitas condições médicas precisam de tratamento veterinário.
Aqui estão vários psicológico Razões que os cães podem sofrer de pica:
- Ansiedade, especialmente ansiedade de separação
- Estresse
- Busca de atenção
- Falta de estimulação mental ou física
- Depressão
- Falta de socialização
- Frustração
Aqui estão vários médicoRazões não psicológicas Os cães podem comer itens não alimentares:
- Dentição (em filhotes)
- Doença inflamatória intestinal
- Diabetes
- Infecção parasita
- Anemia
- Tumor de estômago
- Doenças neurológicas
- Deficiência de vitamina
- Desnutrição ou má absorção
- Dieta desequilibrada
- Hipertireoidismo
- Exposição a corticosteróides ou medicamentos anti-convulsões
Tratamentos para pica em cães
O tratamento para pica em cães depende se a condição é psicológica ou causada por uma condição médica subjacente.
Para problemas de comportamento psicológico, aumentar a estimulação física e mental com exercícios pode reduzir o tédio e o estresse. Os remédios à base de plantas também podem ajudar a acalmar alguma ansiedade. A creche para cachorros pode ajudar na socialização e impedir ainda mais o tédio ou a ansiedade se ninguém estiver em casa durante o dia. Os brinquedos de mastigar duráveis podem desviar a atenção de objetos que os cães podem querer ingerir. Existem também vários sprays disponíveis no mercado-bem como spray caseiro-que podem impedir cães de comer itens não alimentares.
Os comportamentos profissionais podem ser mais adequados para ajudar cães com pica do que veterinários quando a causa é psicológica. Você deve seguir de perto as instruções deles e não punir seu cão ou gritar, porque isso pode aumentar o comportamento de ansiedade ou busca de atenção.
Se a causa for médica, seu veterinário o tratará de acordo. Eles podem prescrever medicamentos para infecções ou problemas da tireóide, por exemplo. Se a medicação estiver causando o problema, deve ser descontinuado. Se houver um problema com desnutrição ou dieta desequilibrada, as mudanças na dieta serão prescritas e os cães poderão ser testados quanto à deficiência de nutrientes ou vitaminas.
Se a causa é psicológica ou médica, é uma boa idéia remover objetos dos ambientes de cães que eles se sentem compelidos a comer. Supervisionar o tempo ao ar livre, se casar enquanto você está fora, ou cães amordaçando quando não estão dentro da visão são todas as opções em potencial.