O inchaço em cães é uma condição com risco de vida, onde o estômago se enche de gás e, em alguns casos, gira, o que pressiona outros órgãos e prende sangue no estômago.
Isso impede que o sangue retorne ao coração e circule por todo o corpo, e o acúmulo de gás pode causar dificuldades respiratórias, danificar o baço ou fazer com que o estômago se rompe. Se não for tratado, a condição pode fazer com que os cães entrem em choque ou morram em poucas horas.
O inchaço geralmente aparece rapidamente em cães e requer atenção médica imediata de emergência. A causa de inchaço e torção do estômago, também conhecida como dilatação gástrica e volvulus (GDV), não é totalmente compreendida. Também não está claro se o inchaço ou a torção acontece primeiro.
Se você vir os sinais de inchaço em seu cão, chegue a um veterinário de emergência imediatamente para tratamento, pois a condição é muito mortal quando deixada sem tratamento.
Aqui está o que você deve saber sobre os sintomas, causas e tratamentos para inchaço em cães.
Sintomas de inchaço em cães
Os sintomas de inchaço em cães vêm de maneira rápida e severamente. À medida que o pulso fica mais rápido e fraco, o choque ou a morte podem ocorrer em apenas uma hora.
É por isso que é tão importante ver um veterinário de emergência assim que você notar algum dos sinais de inchaço em seu cão, mesmo que seja apenas um ou dois sintomas.
Aqui estão alguns sintomas comuns de inchaço:
- Pesando seco (tentando vomitar sem produzir vômito)
- Inquietação ou ritmo
- Dificuldade em se mover
- Babando
- Ofegante
- Dificuldade em respirar
- Distensão abdominal extrema (inchaço)
- Dor no abdômen (choramingando, chorando, estremecendo quando tocado)
- Goma pálida
- Velozes, enfraquecendo o batimento cardíaco
- Fraqueza
- Colapso
Causas de inchaço em cães

As causas de inchaço em cães não são claras e os veterinários não sabem se o gás se acumula no estômago e faz com que ele torça, ou se o estômago torce e faz com que o gás se acumule.
Uma teoria é que, quando cães grandes comem muita comida rapidamente, ingerem ar, bebem muita água e depois se exercitam, o estômago começa a balançar e eventualmente se torce em si mesmo. No entanto, alguns cães que sofrem de inchaço não têm um estômago cheio, para que essa teoria não se sustente.
Outra teoria é que – à medida que as contrações do estômago enfraquecem com a idade – alimentos e ar permanecem no estômago por mais tempo, o que faz com que o estômago fique pesado e torça.
Outra teoria diz que o baço pode fazer com que o estômago se torne pesado e torcido.
Independentemente da causa real, existem alguns fatores que colocam os cães mais em risco de desenvolver inchaço. Comer refeições grandes rapidamente, comer demais, exercitar -se depois de comer, estresse e ter parentes genéticos que sofrem de inchaço, tudo aumenta a probabilidade de aparecer em cães.
Certas raças estão mais predispostas à condição, incluindo:
- Akity
- Basset Hounds
- Boxers
- Doberman Pinschers
- Pastores alemães
- Ótimos dinamarqueses
- Setters irlandeses
- Saint Bernards
- Poodles padrão
- Weimaraners
Cães machos têm duas vezes mais chances de desenvolver inchaço do que as fêmeas.
Tratamentos para inchaço em cães

O tratamento para inchaço em cães às vezes depende de quão severa é a condição. O veterinário pode começar colocando um tubo na garganta de um cão afetado para liberar gás e diminuir a pressão.
Se a torção do estômago impedir que o tubo passasse, uma agulha oca poderá ser inserida através do abdômen.
Cães que sofrem de inchaço são frequentemente tratados por choque com fluidos intravenosos e possivelmente com medicação. Uma vez que um cão afetado estiver estável e o estômago é descomprimido, o veterinário iniciará a cirurgia de emergência para desviar o estômago e garantir que ele volte à sua posição normal.
O veterinário pode precisar remover cirurgicamente o tecido danificado também.
A recaída é comum em cães que sofrem de inchaço. Portanto, os veterinários geralmente abordam o estômago na parede abdominal, a fim de impedi -lo de torcer novamente.
Se o seu cão estiver se recuperando do inchaço, siga as instruções do seu veterinário para atendimento de acompanhamento, alterações na dieta ou no estilo de vida e no tratamento em casa.
Seu cachorro já sofreu de inchaço? Seu veterinário foi capaz de tratar seu cachorro? Informe -nos nos comentários abaixo.