Hematomas em cães acontecem quando os vasos sanguíneos explodem e causam bolhas cheias de sangue. Geralmente, eles se formam sob a pele e são comuns nas orelhas dos cães. Eles também podem se formar em outras partes do corpo ou ocorrer em órgãos internos. As bolhas são dolorosas e geralmente se formam devido a lesões ou arranhões e outras respostas à irritação, como ácaros, alergias ou infecções por ouvido. Isso pode levar a mais arranhões, trêmulos e mais bolhas.
É importante para consulte seu veterinário E crie um plano de tratamento para o seu cão, se você vir os sinais. Aqui está o que você deve saber sobre os sintomas, causas e tratamentos para hematomas em cães.
Sintomas de hematomas em cães
Os sintomas de hematomas em cães dependem de onde os hematomas estão localizados. Quando a bolha está sob a pele, é bastante fácil identificar o inchaço.
Aqui estão alguns sintomas comuns que você pode ver com hematomas sob a pele em cães:
- Inchaço
- Descoloração
- Deformidade quando localizado na orelha
- Dor e aversão ao toque
- Arranhando ou balançando a cabeça
Quando o hematoma é interno e longe da pele, pode levar a complicações, dependendo de quais órgãos são afetados e, às vezes, não há sinais externos.
Aqui estão alguns sintomas que podem ocorrer em cães com hematomas internos, embora existam muitos outros sintomas possíveis:
- Convulsões
- Comas
- Danos neurológicos
- Falência de órgãos
- Dor
- Incontinência
Causas de hematomas em cães
Os hematomas geralmente são causados por lesões em cães. Na maioria das vezes, isso é através de danos às orelhas. Quando os cães balançam a cabeça demais ou arranham, os vasos sanguíneos podem quebrar, especialmente nas abas da orelha. Infecções de orelha e ácaros são causas comuns de irritação nos ouvidos que podem fazer com que um cachorro arranhe ou balançasse a cabeça. É importante tratar essas condições antes que seu cão cause por conta própria.
Os hematomas podem se formar a partir de lesões que ocorrem ao lutar com outros cães. Qualquer número de lesões pode resultar na formação de bolhas de sangue.
Certas condições médicas também podem levar a hematomas. Alergias e condições de pele podem causar a elas ou fazer com que um cão arranhe e mastigue, levando a lesões e bolhas. Outra causa são as anormalidades da coagulação do sangue, embora sejam menos comuns.
Tratamentos para hematomas em cães
Você deve ver seu veterinário para o tratamento de hematomas. Alguns podem curar por conta própria, mas isso pode levar várias semanas e deixar seu cão com dor e desconforto, e há um risco de formar novas bolhas se seu cão danificar ainda mais a área afetada com arranhões, mastigações ou agitação da cabeça.
Dependendo do tamanho e da localização, seu veterinário pode drenar o hematoma do sangue. Drenar às vezes não é uma solução perfeita, pois a área pode reabastecer com sangue. Pode ser necessário colocar um dreno temporário para impedir que o sangue se acumule.
A cirurgia sob anestesia pode ser a próxima opção, especialmente com hematomas internos que não estão perto da pele. Com a cirurgia, o sangue é drenado, o coágulo é removido e a área é suturada para que o sangue não possa entrar novamente na área.
Nos casos de hematomas nas orelhas, as orelhas podem ser enfaixadas para impedir que mais estabelecimentos contra a cabeça, e seu cão pode ter que usar um colar elizabetano para evitar mais danos.
Também é importante tratar a causa subjacente. Se houver uma lesão, ela deve ser abordada. Se a ferida for autoinfligida devido à coceira de alergias, parasitas ou infecções, essas condições também devem ser tratadas. É provável que as infecções por ouvido causem hematomas. Sempre leve seu cão ao veterinário para tratar essas condições rapidamente para evitar complicações adicionais.