Os cálculos em cães se formam a partir de bactérias, bile, sais de cálcio, colesterol e proteínas, e às vezes causam bloqueios na vesícula biliar.
Eles também são conhecidos como colelitos e podem ser tão pequenos quanto uma partícula ou grandes o suficiente para fazer perfurações. A colelitíase é o termo médico para a formação de cálculos biliares nas vesículas biliares de cães.
A vesícula biliar é importante porque libera bile, uma substância que ajuda o sistema imunológico matando fungos e bactérias. Ele neutraliza o ácido do estômago e ajuda os alimentos a se mover para o intestino delgado. Os cálculos biliares podem afetar esse processo e causar complicações para os caninos.
Se você perceber os sinais de cálculos biliares em seu cachorro, você deve ver um veterinário imediatamente. Aqui está o que você deve saber sobre os sintomas, causas e tratamentos para cálculos biliares em cães.
Sintomas de cálculos biliares em cães
Os sintomas de cálculos biliares em cães podem não ser aparentes, ou podem ser graves.
Os cálculos biliares maiores tendem a causar problemas mais sérios, pois podem levar a bloqueios ou perfuração, permitindo que a bile se espalhe no abdômen. Isso pode ser com risco de vida.
Às vezes, os cálculos biliares aparecem em raio-x, enquanto outras vezes exigem cirurgia exploratória ou outros meios para detectar.
Os sintomas comuns de cálculos biliares na vesícula biliar de um cachorro incluem o seguinte:
- Vômito ou náusea
- Calafrios
- Febre
- Dor abdominal
- Amarelecimento dos olhos ou pele, chamado icterícia
- Letargia
- Fraqueza
- Perda de apetite
- Mudança de comportamento ou agressão quando tocada
- Dor ou sangue durante a micção
Causas de cálculos biliares em cães

Os cães biliares de cães geralmente se formam como uma condição secundária para algum outro problema.
Certas raças estão mais predispostas ao desenvolvimento de cálculos biliares. Essas raças incluem Schnauzers em miniatura, Poodles e Shetland Sheepdogs, embora cães de qualquer raça possam ter cálculos biliares.
Geralmente, os cálculos biliares se formam quando a vesícula biliar falha em funcionar corretamente. Quando o fluxo da bile é interrompido ou quando fica saturado com pigmento, cálcio ou colesterol, os cálculos biliares têm maior probabilidade de aparecer.
Um acúmulo de bile devido a bloqueio ou outros motivos pode causar cálculos biliares. A inflamação da vesícula biliar pode deixá -la aberta a infecções que podem resultar em formação de cálculos biliares.
Os cálculos biliares também são conhecidos por se formarem a partir de deficiência de proteína ou taurina, toxinas ambientais ou alterações no revestimento da vesícula biliar.
Tratamentos para cálculos biliares em cães

Se um cálculo biliar for pequeno o suficiente, o tratamento do seu veterinário para o seu cão pode ser tão simples quanto administrar medicamentos para dissolvê -lo, seguido com antibióticos para evitar a infecção. Seu veterinário também pode prescrever vitaminas para explicar quaisquer deficiências que possam ser responsáveis pela formação da vesícula biliar.
Certas complicações como a icterícia requerem uma administração intravenosa de vitamina K1 e, se o fígado estiver comprometido, a vitamina E pode ser dada para ajudar a função do órgão.
Os veterinários geralmente recomendam uma dieta alta e reduzida por gordura para cães que sofreram complicações da vesícula biliar.
Se o cálculo biliar for grande o suficiente para causar um bloqueio no futuro ou já está causando um, seu veterinário poderá considerar a cirurgia. Muitas vezes, o veterinário remove a vesícula biliar inteira, e um cão pode viver uma vida saudável sem o órgão, desde que obtenha requisitos rígidos de monitoramento e dieta. Geralmente, esse é o caso dos problemas crônicos da vesícula biliar.
Os veterinários modernos geralmente usam cirurgia laparoscópica, que é menos invasiva e deixa cães com uma excelente chance de recuperação.
A prevenção de cálculos biliares com uma dieta equilibrada, especialmente com raças que têm uma predisposição, é a melhor solução e interromperá os problemas antes que eles existam.
Seu cachorro já teve um cálculo biliar? Como seu veterinário trouxe isso? Informe -nos nos comentários abaixo!