Ascites, também conhecidas como derrame abdominal ou líquido abdominal livre, são uma condição médica grave em cães nos quais há um acúmulo anormal de líquido no abdômen. Muitas condições médicas possíveis causariam esse acúmulo e, mesmo que possa ser tratado, é provável que retorne se a condição subjacente permanecer.
Se você vir os sintomas em seu cachorro, você deve consultar seu veterinário para que eles possam diagnosticar a causa subjacente e iniciar o tratamento. Aqui está o que você deve saber sobre os sintomas, causas e tratamentos para ascites em cães.
Sintomas de ascites em cães
Existem vários sintomas possíveis de ascites em cães que resultam do acúmulo de fluido na cavidade abdominal e da pressão que ela coloca nos órgãos. Uma das mais óbvias é a distensão abdominal.
Se você vir algum dos seguintes sintomas em seu cão, consulte seu veterinário imediatamente porque ascite, em si, geralmente é um sintoma secundário de um sério problema médico:
- Distensão abdominal
- Vomitando
- Perda de apetite
- Dor abdominal
- Dificuldade em respirar
- Tosse
- Diarréia
- Letargia
- Fraqueza
- Febre
Causas de ascites em cães
Existem muitas causas possíveis de ascites em cães, e várias são condições graves e com risco de vida. Doenças dos órgãos, parasitas, problemas cardíacos ou problemas de sangue e vasos sanguíneos podem causar vazamentos no sangue e no fluido para a cavidade abdominal.
Aqui estão alguns possíveis problemas médicos que são conhecidos por causar ascites em cães:
- Insuficiência cardíaca congestiva
- Insuficiência hepática
- Insuficiência renal
- Síndrome nefrótica
- Desnutrição
- Hipertensão (pressão alta)
- Linfoma
- Baixos níveis de proteína no sangue
- Doença linfática
- Hipoalbuminemia
- Ancelista
- Inflamação abdominal
- Massas abdominais
- Ferida
- Distúrbios de sangramento
- Obstrução da veia
- Bexiga rompida
Tratamentos para ascites em cães
O tratamento de ascites em cães pode aliviar os sintomas do acúmulo de fluidos, mas os veterinários também precisam tratar a causa subjacente, ou então ascites provavelmente retornarão.
A abdominocentese é uma terapia possível que um veterinário pode usar. Envolve remover manualmente um pouco de fluido, tocando no abdômen, o que proporciona alívio da dor.
Geralmente, os veterinários prescrevem uma dieta restrita de sódio, juntamente com os diuréticos, para ajudar a liberar o sódio pela urina. Os veterinários fornecerão oxigênio aos cães com dificuldade em respirar e também podem dar fluidos intravenosos se houver sinais de desidratação.
Às vezes, ascites podem ser devidas a uma infecção bacteriana, uma condição chamada ascite séptica. Nesses casos, os veterinários podem prescrever antibióticos para ajudar a combater a infecção.
Como existem muitas causas possíveis para ascites, um veterinário precisa determinar a causa subjacente e fornecer tratamento de acordo. Algumas condições podem melhorar com mudanças e medicamentos na dieta, enquanto outros podem exigir cirurgia, quimioterapia ou outros tratamentos extensos. Seu veterinário fornecerá tratamento de acordo com a condição médica específica do seu cão.