A acidose metabólica em cães é uma condição que ocorre quando há um nível excessivo de acidez no sangue. Se isso acontecer por um longo tempo, pode causar grandes problemas nos corpos dos cães, incluindo falta de função cardíaca e perda de minerais nos ossos.
Este é quase sempre um fator secundário causado por outra condição, como choque ou diabetes. Os veterinários podem detectá -lo fazendo o exame de sangue de um cachorro. Eles testam o pH do sangue e, geralmente, se os níveis de pH forem inferiores a 7,35, é diagnosticado como acidose metabólica.
Se os níveis de ácido no sangue forem muito altos, os cães podem exigir tratamento de emergência para controlar a condição, pois é potencialmente fatal. Se você vir os sinais de acidose metabólica ou uma das condições que a causam, então você deve consultar seu veterinário Para um diagnóstico e tratamento adequados.
Aqui está o que você deve saber sobre os sintomas, causas e tratamentos para acidose metabólica em cães.
Os sintomas da acidose metabólica em cães podem variar dependendo da gravidade das condições. Cães com casos leves podem não apresentar sinais, enquanto cães com casos graves podem enfrentar sintomas com risco de vida.
Outras vezes, os cães podem mostrar sinais da condição subjacente que está causando acidose metabólica; nesse caso, os sintomas podem variar significativamente.
Aqui estão alguns dos sinais mais comuns de acidose metabólica em cães:
- Vomitando
- Náusea
- Diarréia
- Febre
- Respiração anormal (extraordinariamente rápida ou profunda respirações)
- Arritmia
- Confusão
- Depressão
- Baixa pressão arterial
- Coma

Existem três razões principais para a acidose metabólica se desenvolver em cães.
A primeira é que o corpo de um cão afetado produz mais compostos ácidos do que o normal. A segunda é que o corpo do cão não excreta o suficiente desses compostos ácidos. O terceiro é que há uma queda na quantidade de compostos alcalinos ou base, que neutralizam o ácido.
Existem várias condições subjacentes que podem fazer com que uma dessas três coisas aconteça. Aqui estão alguns dos fatores que podem levar à acidose metabólica em cães:
- Envenenamento (álcool, ibuprofeno, anticongelante, etc.)
- Diarréia excessiva
- Doença renal crônica
- Insuficiência renal
- Diabetes
- Fome
- Bloqueio do trato urinário ou intestinal
- Choque
- Convulsões
- Exercício excessivo
- Coração ou insuficiência respiratória

O tratamento para acidose metabólica em cães geralmente se concentra na causa subjacente, além dos altos níveis de ácido no sangue. Os fluidos intravenosos são frequentemente dados para corrigir o desequilíbrio ácido, e alguns cães com casos leves podem voltar para casa após um breve tratamento.
Outros devem ser hospitalizados até que estejam estáveis. Às vezes, a medicação é administrada para corrigir o desequilíbrio, mas isso pode ser arriscado, pois pode resultar em supercompensação e causar alcalina excessiva, que é a condição oposta.
O tratamento para as causas subjacentes varia. A fome pode ser corrigida com mudanças na dieta. Envenenamento e diabetes podem precisar ser tratados com diálise. Doença renal, insuficiência cardíaca ou insuficiência respiratória podem ser tratadas com certos medicamentos. Os veterinários tratarão outras causas de acordo.
Se o seu veterinário diagnosticá seu cão com essa condição, siga de perto as instruções de cuidados deles e sempre acompanhe as visitas ao veterinário de acompanhamento.
Seu cão já sofreu de acidose metabólica? Qual foi a causa? Informe -nos nos comentários abaixo!